Prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho
O exame clínico é a avaliação médica do estado de saúde do trabalhador, com objetivo de detectar precocemente alterações em sua saúde em decorrência d exposição aos riscos ocupacionais e diagnosticar doenças crônicas.
O Atestado de Saúde Ocupacional – ASO é um documento emitido pelo médico que atesta a aptidão do trabalhador para exercer sua função na organização que o emprega.
O exame de acuidade visual tem por objetivo avaliar a capacidade de visão do trabalhador. É realizado avaliando a capacidade do trabalhador em identificar claramente determinados sinais apresentados através de uma tabela a uma distância padrão.
Uma redução da acuidade visual pode comprometer o trabalhador no desempenho de suas funções e colocar em risco a segurança no trabalho.
Caso o trabalhador apresente déficit visual deverá ser encaminhado para uma avaliação especializada.
A Audiometria é um exame que avalia a capacidade auditiva usando tons padronizados em uma cabine audiométrica. É realizado com fones de ouvido e produz um gráfico chamado audiograma. É usada para diagnosticar e acompanhar perdas auditivas.
Na saúde ocupacional é muito importante para o monitoramento de trabalhadores expostos a ruído para o diagnóstico de Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR
A Espirometria é um exame de avaliação da função pulmonar medindo a capacidade de inalar e exalar ar de uma pessoa. É feito usando um espirômetro e mede volume e velocidade do ar inalado e exalado. O resultado ajuda a identificar doenças respiratórias, como asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar, e também para avaliar a resposta ao tratamento.
Na saúde ocupacional a espirometria é importante para monitorar a função pulmonar em trabalhadores expostos a agentes químicos que possam comprometer a função pulmonar.
O Eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração e sua interpretação é importante para a avaliação do ritmo cardíaco, possibilitando o diagnóstico de arritmias, infarto e outras doenças cardiológicas. É um exame não invasivo, prático e rápido contribuindo para avaliação da saúde do coração.
O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que mede a atividade elétrica do cérebro. Ele é feito colocando eletrodos na superfície da cabeça que registram as ondas cerebrais. O EEG é usado para avaliar e detectar problemas no sistema nervoso central, como convulsões e epilepsia.
O Raio X é um tipo de exame de imagem que usa radiação para produzir imagens de partes internas do corpo. Tem grande importância no diagnóstico de problemas ósseos como fraturas ou artroses, como também na avaliação dos pulmões.
Na saúde ocupacional o RX de tórax com padrão da Organização Internacional do Trabalho – OIT é importante no monitoramento de trabalhadores expostos a poeira no ambiente de trabalho.
Exames laboratoriais são análises de amostras de sangue, urina, fezes, ou outros fluídos corporais para avaliar a saúde de uma pessoa. Eles incluem exames como contagem de glóbulos vermelhos, perfil lipídico, testes de função hepática, entre outros. Estes exames são solicitados por médicos para auxiliar no diagnóstico ou acompanhar o tratamento de doenças. Esses exames também são importantes no monitoramento da exposição do trabalhador a determinados riscos ocupacionais.
Exames toxicológicos são testes realizados para detectar a presença de substâncias psicoativas, como drogas lícitas, ilícitas incluindo medicamentos psicotrópicos, em uma amostra biológica, como sangue, saliva, urina, pelos ou cabelos. Eles são usados para monitorar o uso de álcool e outras drogas considerando medicamentos controlados em motoristas, pilotos, operadores ou condutores de equipamentos móveis, ou trabalhadores que exercem uma função com grau de risco operacional elevado. Podem ser auxiliares no monitoramento de pessoas em programas de prevenção ao risco associado do uso indevido de substâncias psicoativas.